sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Lua Cheia no céu...


Amanhã é lua cheia, que "representa a Deusa em seu aspecto de Mãe, cheia, madura e brilhante. A Lua Cheia é a lua em seu maior poder e maior energia. Sua energia é usada para banir influências indesejadas em sua vida, para mágika protetora e adivinhaçãos."
Estou com vontade de começar a fazer um esbat mais "incrementado" lá em casa. Na verdade o que quero é começar a introduzir os Quatro Quartos ao Lucas de uma forma mais completa. Normalmente, ele abre o círculo de maneira simples, tocando os símbolos dos Elementos do altar. Gostaria que ele fosse agora, aos pouquinhos, aprendendo a chamar os Quartos de acordo com as direções (norte, sul, leste, oeste).
Vi num site artigos de uma mamãe pagã muito bacana e consciente sobre como educar filhos pagãos, um ritual que ela faz com a família dela. Talves ainda seja um pouco longo pra cabecinha do Lucas, talvez eu adapte, cortando algumas partes, mas gostei da abordagem. Principalmente porque ela faz os rituais na hora do jantar! Achei o máximo, e dismistificou esse momento para algo mais realista quando se tem filho pequeno, e nem sempre dá pra ficar calmamente em frente ao altar. É preciso ir e vir de vez em quando, e se as coisas forem formais ou rígidas demais, perde todo o sentido (e a concentração) para mim. Traduzi o ritual meio corrido, vou postar em seguida.

1 comentários:

Vitóriah disse...

Adorei essa proposta e gostaria também de mais idéias de como comemorar Esbaths. Por mais que a gente esteja fazendo bem, sempre pode fazer algo mais...