quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Gaia


Ontem levei uma figura lindinha da deusa Gaia para Lucas colorir. Enquanto fazia seu tradicional arco-íris (olha aí em cima!), pintando cada parte do corpo de uma cor diferente (ultimamente têm sido assim seus desenhos, multi-cor, adoro!) "apresentei" a ele de forma bem simples a Teoria de Gaia - trocando em miúdos, aquela de que o planeta Terra não é simplesmente uma massa inanimada abrigando seres vivos, e sim ele próprio um ser vivo que reage e se auto-regula constantemente ao longo de toda sua existência para manter os níveis de vida em sua superfície e dentro de si. Como para mim essa teoria sempre foi absolutamente natural e óbvia, quis ver o que ele achava. Ele concordou comigo ("ah, mas é claro, né, mãe?", como quem diz, "me conta uma novidade mesmo!") e não achou nada demais. Na sua cabecinha, a Terra em que vive pulsa viva e feliz como ele, simples assim. Mais um motivo para continuar batendo na tecla da preservação, no cuidado com toda e qualquer vida, como já fazemos há tanto tempo lá em casa.

Fico pensando nessa geraçãozinha dele, de 3, 4 anos, ainda tão pequenos e com um senso de justiça e verdade tão grande, típico da idade. Se nas gerações passadas desse para todos os pais moldarem de fato esse senso, como não seria hoje em dia... talvez com menos abusos à Natureza, talvez com menos Bushes no poder... mas, utopias à parte, pelo menos fazemos nosso dever de casa direitinho com nosso bruxinho. Não vai ser por falta de estímulos e conselhos ecológicos que ele vai crescer sem noção de respeito e reverência a tudo que o rodeia.


Tem uma página na Internet (existem várias, claro, mas essa achei legal, pois em um único texto engloba com simplicidade o que se denomina Gaia) com um texto do próprio James Lovelock, o cientista que formulou essa maravilhosa teoria: http://www.ufpa.br/permacultura/gaia.htm. Esse cara sacudiu a ciência, no ano em que nasci, 1969, ao falar pela primeira vez sobre a condição da Terra como algo vivo e não-passivo. Ele foi convidado pela NASA muitos anos depois para contribuir na análise sobre a possibilidade vida em Marte, baseado em seus estudos, ou seja, ele tem mesmo crédito. Pra variar, vale a pena dar uma olhadinha.

1 comentários:

CresceNet disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).