quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Frutos de Ostara



Ontem de manhã, Lucas acordou querendo tirar uma foto com as mudinhas das sementes que ele plantou em Ostara. O tempo estava feio, chuviscando, e ele nem aí, com o cabelo todo bagunçado mesmo, posou para a foto, todo orgulhoso.
Ele tem cuidado das plantinhas cheio de responsabilidade, regando e borrifando as folhas todas as manhãs. Temos pés de morango, girassol (2), salsa e camomila (essa está custaaaando a crescer, mas acho que é assim mesmo). Já temos em casa dois pés de manjericão (um liso e outro roxo, também plantados pelo bruxinho com o pai), que são muito usados como tempero, amo de paixão o perfume que deixa na comida. Em breve teremos uma bela hortinha em nossa varanda, ao poucos vamos somando ervas especiais, e Lucas vai observando os ciclos da Natureza, e aprendendo a cuidar antes para ter depois. Criança adora tudo ligado à terra, e é a lição mais básica e simples que se pode dar como exemplo da Roda do Ano, de como tudo tem um ciclo de vida e morte, renascimento, etc.

Aliás, fiz esse fim-de-semana uma Rodinha do Ano para ele acompanhar bem o seu ciclo: escolhi na Internet e imprimi uma Roda bonita com os nomes dos Sabbaths, mandei plastificar na papelaria, e colei atrás uma folha de ímã. Aí colocamos na porta da geladeira (tudo lá em casa acaba na porta da coitada da geladeira, de enfeites a receitas médicas), e com uma pequena borboleta branca com ímã, vamos marcando as datas sagradas:

A borboletinha está agora repousando em Beltane. Por uma lado é bom esse método, mas também por outro, a ansiedade natural do Lucas cresceu. Ele quer porque quer celebrar Beltane todos os dias, e tenho que explicar que é só no final do mês... E para "enrolar", acendo um incenso e uma vela, pedimos proteção à deusa quase todos os dias (muito certo de se fazer, diga-se de passagem) para satisfazer o que ainda é uma grande e doce brincadeira para ele, até a data "certa" chegar. Enquanto isso, ele vai curtindo colocar a borboleta em todas os Sabbaths, dizendo que está fazendo a Roda do Ano girar...

1 comentários:

Anônimo disse...

Amei essa idéia da roda do ano^^.
Tô com inveja :)

É uma boa idéia para observar o passar das datas sagradas e muito educativa principalmente para crianças.

Parabéns.

Merry Meet!