sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Ovos de Ostara


Uma das coisas que mais curto nos sabbaths são os preparativos para o ritual. Como toda a preparação começa na tarde anterior, dá pra fazer tudo com calma, sem atolação. Esse ano Lucas está com uma coordenação melhor, então resolvi tingir e desenhar com ele os ovos cozidos (símbolos mais populares de fertilidade e abundância), que sempre faço para o "banquete" do altar. Antes só eu desenhava os símbolos na casca com canetinha colorida. Estava quebrando a cabeça, e minha mãe deu uma boa idéia, que tenho certeza que Lucas vai adorar: tingir com papel crepom! É fácil, não se gasta quase nada é é diversão certa para as crianças:

Receitinha da vovó Glaucia - colocar pedaços de papel crepom na cor desejada (uma cor de cada vez) em uma panela com água no fogão, e mergulhar os ovos para cozinhá-los. A tinta sai na água e vai tingindo os ovos à medida que estes cozinham. Depois é só deixar secar.

Claro que fui fuçar na Internet, e encontrei um site super-bacana em inglês (http://www.dltk-holidays.com/easter/dye.htm) com várias técnicas de tingimento, e resolvi seguir a receita deles, só porque vai ser mais divertido:

Você precisa de:

1. Ovos cozidos

2. Quadrados de papel crepom não-reciclado de cores diferentes e brilhantes

3. Borrifador de água ou vasilha com água

- Borrifar ou mergulhar os ovos na água

- Pegar um pedaço de papel crepom de cada vez e grudar na casca do ovo. Pode-se usar cores diferentes juntas

- Borrifar um pouco de água no papel, se ele não estiver completamente molhado.

- Deixe secar em uma vasilha
- Ao secar, o papel vai cair, e lindas cores ficarão na casca.
- Depois é só decorar com símbolos mágikos (pentagramas, espirais, triângulos, serpentes, etc), carregando-os com boas energias.

Agora, imaginem a bagunça que Lucas vai fazer com isso! Enquanto trabalhamos, vou explicando novamente para ele o significado do sabbath, e dessa forma ele vai absorvendo melhor os ensinamentos, sem "peso". Agora falta pouco! :)

0 comentários: