segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ABC das Deusas - B




Essa semana trago Brigid, a Deusa Irlandesa do Fogo, também chamada Brigantia pelos britânicos, Brigindo na Suiça, Brígida para os cristãos. Filha de Dagda, deus maior da Irlanda, com uma das filhas da deusa Danu.

É a Dama da Luz, Patrona da Cura, da Poesia e dos ferreiros. O Reino da Inspiração lhe pertence, e seu fogo é o Fogo Interior de todas nós. É associada ao sabbath Imbolc.

Tradicionalmente é considerada a Deusa Tríplice Celta, juntamente com suas duas irmãs de mesmo nome.

As várias faces da Deusa para um bruxinho




Há algumas semanas, Lucas veio me perguntar, antes de dormir, porque existem tantas deusas. Falei que eram várias faces da mesma deusa, e claro, isso foi abstrato demais para ele. Então eu disse: "Eu sou sua mamãe, não é? Mas para outras pessoas, eu sou filha, irmã, tia, sobrinha, prima... É porque pessoas diferentes me vêem de formas diferentes, mas continuo sendo sua mamãe. É a mesma coisa com a Deusa, É sempre a mesma, só vista de formas e nomes diferentes, como as pessoas a vêem, entendeu?" Lucas deu um "aaahhh, agora entendi!!!", que me deixou feliz, pois percebi que ele realmente havia entendido, e a questão dexou de ser um mistério para ele.

Na maioria das vezes, para uma criança entender algo, é preciso trazer esse algo para o universo dela, pra facilitar. Foi o que aconteceu.

Esses papos antes de dormir sempre rendem bons frutos! :o)

sábado, 24 de outubro de 2009

Resposta pra tia Neide

Este post é especialmente para tia Neide, que me deixou um comentário perguntando como comprar minhas deusas através do blog. O que faço é enviar por email meu número de conta-corrente, e após confirmação do pagamento, envio sem custos adicionais a deusa com um brinde-supresa. Tentei falar com você por email, mas no seu perfil não há nenhum disponível! Neide, se quiser entre em contato comigo por um dos meus: nydia.maria@laposte.net ou nydiamac@gmail.com

Beijos!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ABC das Deusas - A



Vou começar a postar aqui uma deusa por semana, pelo alfabeto. É um jeitinho bom de sempre lembrar as diversas faces da Deusa e também para eu aprender um pouco mais sobre elas, ora bolas...

Então vou começar essa semana com uma das mais queridas:

Artemis. (Diana para os romanos)

Na Grécia, Ártemis (em gr. Άρτεμις) era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Considerada filha de Zeus e de Leto, irmã gêmea de Apolo; mais tarde, associou-se também à luz da lua e à magia. Em Roma, Diana tomava o lugar de Ártemis, frequentemente confundida com Selene ou Hécate, também deusas lunares.

Seu mito começa logo ao nascer. Ao ficar grávida, sua mãe incorreu na ira de Hera que a perseguiu a ponto de nenhum lugar, com receio da deusa rainha, a querer receber quando estava preste a dar à luz. Quando finalmente na ilha de Delos a receberam, Ilítia, filha de Hera e deusa dos partos, estava retida com a mãe no Olimpo. Letó esperava gêmeos, e Ártemis, tendo sido a primeira a nascer, revelou os seus dotes de deusa dos nascimentos auxiliando no parto do seu irmão gêmeo, Apolo. Também é conhecida como Cíntia, devido ao seu local de nascimento, o monte Cinto.

Deusa da caça e da serena luz, Ártemis é a mais pura e casta das deusas e, como tal, foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas. Zeus, seu pai, presenteou-a com arco e flechas de prata, além de uma lira do mesmo material (seu irmão Apolo ganhou os mesmos presentes, só que de ouro). Todos eram obra de Hefesto, o Deus do fogo e das forjas, que era um dos muitos filhos de Zeus, portanto também irmão de Ártemis. Zeus também lhe deu uma corte de Ninfas, e fê-la rainha dos bosques. Como a luz prateada da lua, percorre todos os recantos dos prados, montes e vales, sendo representada como uma infatigável caçadora.

Tinha por costume banhar-se nas águas das fontes cristalinas; numa das vezes, tendo sido surpreendida pelo caçador Acteon que, ocasionalmente, para ali se dirigiu para saciar a sede, transformou-o em veado e fê-lo vítima da voracidade da própria matilha.

Outra lenda nos conta que, apesar do seu voto de castidade, tendo ela se apaixonado perdidamente pelo jovem Orion, e se dispondo a consorciá-lo, o seu enciumado irmão Apolo impediu o enlace mediante uma grande perfídia: achando-se em uma praia, em sua companhia, desafiou-a a atingir, com a sua flecha, um ponto negro que indicava a tona da água, e que mal se distinguia, devido à grande distância. Ártemis, toda vaidosa, prontamente retesou o arco e atingiu o alvo, que logo desapareceu no abismo no mar, fazendo-se substituir por espumas ensangüentadas. Era Orion que ali nadava, fugindo de um imenso escorpião criado por Apolo para persegui-lo. Ao saber do desastre, Ártemis, cheia de desespero, conseguiu, do pai, que a vítima e o escorpião fossem transformados em constelação. Quando a de Órion se põe, a de escorpião nasce, sempre o perseguindo, mas sem nunca alcançar. Segundo outra versão teve um caso com Endimião que ela gerou as 50 Pausânias e Étolo.

É representada, como caçadora que é, vestida de túnica, calçada de coturno, trazendo aljava sobre a espádua, um arco na mão e um cão ao seu lado. Outras vezes vêmo-la acompanhada das suas ninfas, tendo a fronte ornada de um crescente. Representam-na ainda: ora no banho, ora em atitude de repouso, recostada a um veado, acompanhada de dois cães; ora em um carro tirado por corças, trazendo sempre o seu arco e aljava cheia de flechas.

O absinto (Ártemisia absinthium L.) era uma das plantas dedicadas à deusa.

O templo de Ártemis em Éfeso foi uma das sete maravilhas do mundo antigo.


*fonte (ótima): Wikipedia.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Hmmm... Propagandazinha rápida, pode ser? :o)





Pessoal, comecei a colocar minhas deusas (elas têm cerca de 24 cm de altura, são grandinhas!) e outras cositas pagãs aqui no Mundo Verde de Petrópolis, bem ao lado da lanchonete Toni's. Tem deusas referentes aos sabbaths, runas, etc. Tudo com preços bem legais!

Se algum de vocês vier por essas bandas, dê uma passadinha lá, vale a pena, modéstia à parte! :oP

Para aqueles que não têm intenção de vir por essas bandas por enquanto, sem problema! Envio também pelo Correio para todo o Brasil, e personalizo nas cores e no panteão que desejarem, sem custos adicionais. Dêem uma olhada na lojinha do Etsy e escolham, o preço para o Brasil é em Reais e bem abaixo do que está lá, claro! :o)

Blessed be!

Ostara atrasado



Estou um pouquiiiinho atrasada sobre Ostara... Mas tudo bem. Foi nosso primeiro Sabbath aqui na casa da minha mãe! Tudo bem simples, como sempre. Um dia antes, decoramos ovos cozidos com símbolos mágicos, e Lucas foi dormir, ansioso pelo Coelho com os ovinhos! Fomos brincar no dia seguinte na praça aqui do Centro, linda, e à noite fizemos nosso ritualzinho de sempre, pedindo que as sementes que plantamos naquele momento germinem e dêem bons frutos, e agradecendo por nossas vidas.

Agora é esperar para colher os próximos frutos, so mote it be!

Espero que todos tenham curtido seus sabbaths também!

PS: Como dá pra ver, mudei um pouco a cara do blog com a grande ajuda de uma amiga blogueira fera em HTML, e finalmente tenho agora 3 colunas! :o)