terça-feira, 24 de junho de 2008

Noite de Yule


Feliz Yule atrasado (pra variar...)!! E para quem segue a Roda Norte, feliz Litha!
Na sexta-feira de manhã, Lucas já acordou perguntando sobre os preparativos do sabbath. Quis logo armar a árvore, então depois do café-da-manhã, deixei que montasse uma árvore pequena de madeira que temos, e que ele adora, com enfeites pequenininho também. Quando voltei à noite do trabalho, levei algumas imagens de pentagramas, espirais, sóis e luas tríplices que havia escolhido mais cedo na Internet, e já havia mandado plastificar na papelaria perto do trabalho, a Shop do Papel, de Copacabana, que sempre me atende super-bem:

Depois fomos enfeitar uma maçã e um limão com cravos. Lucas adorou espetar quase todos os cravos sozinho, sem ajuda, e ficaram fofos, com um cheirinho delicioso. A maçã ele colocou pendurada na estante do seu quarto, e o limão, na porta de entrada, para receber bem quem chegasse:


Consegui um bloquinho de madeira de cedro para fazer a tora de Yule, e Lucas enfeitou colorindo "com as cores certas" de Yule, segundo ele, e desenhando espirais "para proteção". Depois de colocadas as velas - com cores representando os três aspectos da Deusa - e os enfeites, ficou bem bonitinho:


Eu estava em dúvida sobre o que preparar para o jantar, e acabei fazendo uma torta de forno de frango, queijo, tomate e especiarias, que ficou deliciosa, e de sobremesa, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, que é a preferida do meu filho. Ele repetiu, sinal de que ficou mesmo gostoso! Rodrigo fez um suco natural de morango para acompanhar, e tivemos nosso jantarzinho.


Em seguida, fizemos nosso pequeno ritual, bem simples e objetivo, simplesmente agradecendo o que temos, e pedindo força e proteção para os dias de inverno que estava começando. Como estava chovendo lá fora, não deu para queimar a "mini-tora" na varanda, como havia planejado, mas tirei algumas lascas e queimei no caldeirão para manter a tradição e trazer sorte. Nessa hora, Lucas sempre vem para meu colo para ver melhor o fogo - ele adora, não fosse a salamandrazinha que é, meu leonino - e sempre nessa hora também, ele me abraça e diz que me ama. Não sei se a luz apagada da cozinha, o fogo e as sombras projetadas na parede o deixam meio medroso e um pouco sentimental, mas é sempre assim, e claro, adoro esse momento, em que ficamos observando as chamas no silêncio só interrompido por esse "te amo, mamãe".


Fechado o círculo, fomos para a cama, para saber o que Harry Potter estava aprontando, e só!

PS: Todas as fotos foram tiradas pelo Lucas, exceto a em que o próprio aparece, claro. Acho que o bruxinho tem talento, e pode ser um ótimo fotógrafo no futuro, como o tio Evaldo, meu irmão, que é excelente profissional na área! :0)