quinta-feira, 20 de março de 2008

Feliz Mabon... ou Ostara!

Como já é notório, lá em casa celebramos de acordo com a Roda do Hemisfério Sul, então amanhã - hoje não vai dar, tenho aula à noite, e chego depois que Lucas dormiu. Se faço algum ritual sem ele, não tem perdão! - vamos comemorar Mabon, o sabbath do primeiro dia do Outono, seu Equinócio, que é um tempo de reflexão e descanso. É um festival em que se finaliza a segunda colheita, um bom dia para honrarmos nossos ancestrais, e agradecer nossas bençãos - não é à toa que chamam este sabbath de "Dia de Ação de Graças das Bruxas".

Ainda não sei bem o que vou fazer, mas como é feriado, vou ter tempo pra pensar e concretizar. Queria muito fazer uma cornucópia, com flores e folhas secas, grãos, moedas, etc. Seria divertido e e der tempo, vou mesmo fazer. De qualquer forma, devo assar no forno maçãs recheadas com canela e açúcar, as preferidas do Lucas.


Para quem segue a Roda Norte ou não segue minha crença, mas tem minha amizade...
FELIZ OSTARA! FELIZ PÁSCOA!

:)

terça-feira, 18 de março de 2008

Super Mel!

Já está tudo bem com o Lucas! Como disse, cai rápido mas levanta rápido. Acredito que termos começado a dar, faz uns dois meses, uma colher de mel - do apiário do vovô Aloísio, mel purinho! - e colocado spray de própolis na garganta dele duas vezes por dia tenha ajudado a fortalecer seu sistema imunológico, e dessa vez a coisa não ficou tão feia... Das outras vezes ele ficava praticamente uma semana doente e tendo que tomar antibióticos ou a febre não baixava e a garganta só piorava. Nessa, foi só o antitérmico mesmo, muito bom! Também não dou nenhum gelado, nem sorvete, nem suco, nada que não seja em temperatura ambiente, corta o coração, mas sei o preço se eu não for dura nesse ponto. Enquanto não estiver maiorzinho tem que ser nesse esquema... Vale a dica pra quem tem o mesmo problema: mel e própolis todo santo dia!

quinta-feira, 13 de março de 2008

De cama... de novo



E a garganta do Lucas aprontou de novo... Por mais que se cuide, por melhor que seja a alimentação, a atividade física, a "joie de vivre", com ele não tem jeito: volta e meia fica de cama com amidalite. E tome antitérmico, banho "quebrada a friagem" para abaixar a febre que, especialmente à noite, insiste em subir até a estratosfera... É de cortar o coração, e nesses tempos de dengue, fico de cabelo em pé com medo de ser algo disfarçado... Mas até agora está tudo sob controle, tirando a vontade de trocar de lugar com ele para voltar a ver o sorriso gostoso e a agitação de sempre.

Ontem à noite cheguei do trabalho e ele foi logo me pedindo o livro do Scott Cunningham, "A Casa Mágica", para 'ler' as gravuras que adora. Aproveitou meu coração mole e pediu pra pintar os desenhos, que estavam muito sem graça sem as cores, segundo suas próprias palavras. Desde que não saia rabiscando as palavras, por mim tudo bem, vai dar um toque original com sua policromia.

Agora é esperar que melhore - ele tem a vantagem das crianças: do mesmo jeito que adoece depressa, fica bom rapidinho também!

*Image: www.luckyoliver.com

quarta-feira, 5 de março de 2008

Brincadeira de criança

No site da Elsie & Pooka, há um trabalhinho para se fazer com as crianças, cheguei a comentar muitos posts atrás. É a estrela simétria de cinco pontas, feita com um só corte de tesoura. É divertido de fazer e qualquer criança vai amar tentar copiar (Lucas adorou e praticamente acabou com todos os papéis de origami que eu tinha em casa...):
1. Dobre ao meio um pedaço de papel de mais ou menos 21,5cm x 25cm;

2. Dobre e desdobre nas duas direções para formar um vinco (atenção: certifique-se de que o papel continua dobrado ao meio);

3. Traga o canto (1) até encontrar a linha do meio. Certifique-se de dobrar na linha de vinco vertical;

4. Traga o canto (1) para a esquerda até que as bordas se toquem, então faça a dobra;

5. Traga o canto (2) para a esquerda e dobre;

6. Traga o canto (2) para a esquerda até as bordas se tocarem, e dobre;

7. Corte no ângulo como mostrado na figura (quanto maior o ângulo, mais "gordinha" a estrela). Desdobre o pedacinho de papel, e descarte o resto;

8. Voilà! Curta sua perfeita estrela de 5 pontas!

Chegamos a decorar mais um pouco nossa árvore de Natal com várias dessas estrelas em papel brilhante, ficou bem legal. Divirtam-se!