terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Conversando sobre os dois mundos

Lucas sempre foi muito curioso sobre a vida e a morte. Principalmente sobre a morte. Ano passado, quando Rambo, o cachorro do seu avô morreu, ele ficou impressionado e com muitas perguntas, tocando no assunto em toda as oportunidades. Volta e meia também fala em meu pai, o avô que não conheceu, pois morreu em 2001. E fala com a intimidade de quem conviveu a vida toda com ele... Vou respondendo de acordo com que acredito, à medida que as inúmeras dúvidas surgem, sempre de maneira leve, claro, e sem me estender além do que ele quer saber.

Sempre deixo claro que a morte é uma parte natural do ciclo da vida, quando nosso espírito se liberta do corpo para passar para outra dimensão, onde vai continuar a evoluir. "Igual quando a gente passa pra outra fase no game, né, mãe?" *sic*, perguntou um dia. "Isso mesmo...", fui logo respondendo, "aqui é a fase um, depois vem a dois...". Se é assim que sua cabecinha processa a informação para entender melhor, que seja...

*Imagem: "Os três destinos", em www.dancinggoddessdolls.com

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Um novo Esbat - Parte II

E deu tudo certo! Lucas adorou o novo esbat, principalmente por ter um "papel importante", tocando o sino nos momentos estratégicos. Ele gostou mais do que eu esperava, mesmo sendo mais longo. O colorido das velas dos quatro quartos o deixaram feliz (ele quis escolher as cores correspondentes às direções, e ainda que não haja um padrão, acabou acertando direitinho do jeito que eu mesma faria).
O clima estava ótimo, ele muito concentrado, repetindo por conta própria o que eu ia falando e, claro, fazendo várias perguntas e comentários, como sempre. Quem tem filho pequeno sabe: nao há como celebrar rituais de forma direta, sempre há interrupções de algum tipo, seja com perguntas, seja com um "quero ir ao banheiro". O negócio é ter calma, paciência, e no final dá tudo certo também.
Comemos cookies de aveia e mel, tomamos leite puro (ele gosta, por incrível que pareça...), conversamos sobre a lua cheia, e encerramos antes do jantar. Ele ficou com pena de terminar! Agora que está aprovado o novo "modelo", vamos continuar usando daqui em diante.

*Imagem: Lucas em frente ao altar, logo depois do esbat. Os "chifrinhos por trás da cabeça dele são ramos da batata-doce que está crescendo, linda, linda.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Um novo Esbat - Parte I

Hoje é Lua Cheia, e dessa vez quero ver se consigo fazer o "upgrade" de esbats com o Lucas, e aprofundar o ritual um pouco mais, seguindo aquele exemplo da Wind*Dancer. Já expliquei que dessa vez vai ser um pouco mais longo, com mais coisas para fazer, e ele se animou. Vou comprar uma vela branca redonda e alguns biscoitos para comermos depois. Vamos ver como ele se comporta, se terei que adaptar mais alguma coisa ou não, já que a paciência dele é proporcional à idade. Gosto muito de esbats, me sinto renovada pela energia da celebração cada vez que fazemos!

Pena que o tempo aqui no Rio estava tão ruim ontem à noite! Não deu para ver o eclipse da lua... Ano passado levei Lucas para a praia para assistir ao eclipse parcial, foi muito bonito, ele adorou. Pensei em repetirmos a dose, mas não deu. Agora só em 2010!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Leitura noturna

Lá em casa, ler é tão natural, necessário e básico quanto respirar. Temos uma grande estante branca, que adoro, cheia de livros que fomos adquirindo ao longo dos anos, e é meu xodó. Temos uma seção só com livros sobre magia, que volta e meia, Lucas pega para ver as figuras. Ele tem sua própria estante, com seus livrinhos infantis, e a coleção já está bem grandinha. Estou sempre lendo para ele, da Turma da Mônica ao Sítio do Pica-pau Amarelo, passando por suas revistas Recreio (jogar fora nem pensar, mesmo as detonadas) e seus cadernos de atividades do Coquetel (excelente para crianças pequenas, aliás). Sempre o deixei à vontade para pegar o que quisesse antes mesmo de começar a engatinhar, só deixando fora de seu alcance o que não pudesse ser amassado ou eventualmente rasgado.

Domingo passado compramos alguns livros, entre eles os três primeiros "Harry Potter" (pois é, ainda não tínhamos em casa!). Lucas na mesma hora pediu que eu começasse a ler o primeiro naquela noite, antes de dormir. Ele é fã dos filmes, e adora assistir à "Pedra Filosofal", apesar de não entender quase nada do que está acontecendo, ou melhor, entender tudo dentro da sua lógica de jardim-de-infância, o que equivale a um outro filme completamente diferente na sua cabeça! Então lá fui eu me aconchegar em sua caminha, com ele deitado ao meu lado. Fui lendo e ele atento a cada palavra, me interrompendo de vez em quando para perguntar algo que não tinha entendido. Quando percebi que o sono já estava se instalando, parei (isso foi depois de umas três páginas), dei boa-noite, e ele dormiu quase instantaneamente. Desde então tenho lido um pouquinho a cada noite, e estamos no capítulo dois. Acho graça que ele se interesse por esse livro tão cedo, mas como não tem nada demais, vou lendo. É desse jeito que vamos passando nosso amor por livros, e assim ele vai respirar literatura como nós... Espero!

Volta às aulas com a espada da coragem

Recomeçaram as aulas do Lucas na escolinha, e com isso, voltou o choro... É como se ele estivesse se readaptando ao ritmo das aulas, exatamente como no ano passado, tadinho... Corta meu coração vê-lo assim, mas não posso ceder, ou nunca se acostuma com algo que vai fazer parte de sua vida por muito tempo. Ele só chora na hora da entrada, e mesmo assim não é todos os dias. Logo que saio, ele se acalma e segue sua rotina numa boa. O problema é que não quer ficar longe de casa, de nós. Então haja psicologia infantil, muita conversa e paciência.


No ano passado - seu primeiro ano no Jardim de Infância, fizemos um ritualzinho da coragem. Ele desenhou uma espada, e a consagramos no altar. Depois a espadada foi colocada no bolso da mochila, dando proteção e coragem para enfrentar o medo da nova situação. Ontem à noite renovamos nosso ritual. Lucas desenhou uma nova espada em um papel colorido, nós queimamos no caldeirão a antiga, agradecendo por ter protegido durante todo o ano anterior, e consagramos na fumaça do incenso a nova, colocando-a na mochila no lugar da outra. Esse ritual parece deixá-lo mais tranqüilo, e é isso que importa. Que a espada fique lá por todo o ano, fortalecendo seu espírito e sua mente!



*Imagem: www.absoluteanime.com

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Gotinha sapeca








A marca francesa de água mineral Evian lançou lá em 2003 essa propaganda ao som de "We will rock you", do Queen, cantada por crianças. É uma perdição de tão original! Uma animação com essa gotinha d'água saindo de um copo, andando pelo mundo e interagindo com outros elementos. É absolutamente pagão! Não conto mais senão perde a graça para quem ainda não viu. Lembro que na época assisti, e depois nunca mais passou. Por acaso, navegando hoje, caí num site com o vídeo. Quase saí dançando. Tem gente com uma criatividade impressionante, eu nunca pensaria em algo assim - aliás, se dependesse de mim, provavelmente ainda estaríamos na Idade da Pedra. E antes do fogo. Quando Lucas voltar da escola, vou baixar para ele se divertir!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Bruxinhos na revista Crescer

Tive uma feliz surpresa ao abrir a edição online deste mês da revista Crescer. Já é uma curtição para quem tem filho pequeno, cheia de dicas e matérias interessantes, li muuuuuito atrás de informações quando Lucas era bebê - aliás, leio até hoje. Ela está com uma matéria bacana sobre magia, com rápidas pinceladas sobre os magos, Merlin, dragões (essa parte é bem legal), bruxinhos e bruxinhas famosas como a Samantha, do seriado A Feiticeira - que eu a-m-o, pena que passa muito tarde no Nick Junior, quando Lucas já está dormindo. Tenho certeza que ele ia adorar também, a Morgana, do Castelo Rá-Tim-Bum (essa ele curte!)... Em uma das seções, ensina até uma "mágica" com varinha - uma simples experiência de física que encanta a garotada - vou fazer em casa! ;) O que gostei foi a maneira positiva com que trataram o assunto, sem preconceitos. Nota 10 para quem escreveu.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Dançando até cansar


Lucas adora dançar. Pula, corre, faz coreografias malucas, um sarro - atualmente ele imita muito o Troy, do High School Musical 2.

Só recentemente fomos descobrir (falha quase imperdoável essa...) a dupla do Palavra Cantada, fantásticos!!! Eles fazem músicas para criança, que estão longe do tatibitate irritante que costuma reinar nesse meio. São letras inteligentes, gostosas de ouvir, e com ritmos deliciosos de se acompanhar (os músicos são nota dez); as parcerias são preciosas, como Arnaldo Antunes e Adriana Calcanhoto. Lucas se esbalda com as canções, e nós também. Cantamos muito "Sopa" e "Pé com Pé" nas nossas mini-férias na casa do vovô. Então é parada obrigatória!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Lavanda

Compramos ontem uma linda muda de lavanda (memória afetiva: o rótulo do perfume Seiva de Alfazema, com aquela camponesa cercada de pés de lavanda, que minha irmã mais velha usava na década de 70), e mal posso esperar para ver as primeiras flores. Na magia, ela é muito usada em feitiços de amor , para meditar, recuperar a saúde e para proteger de energias ruins. É também um super anti-depressivo. Soube que durante a Peste Negra, os fabricantes das luvas de Grasse, França, não adoeceram por usarem lavanda para perfumar o couro das luvas.

É o tipo de planta Bombril, com mil e uma utilidades: afasta as traças se usadas como sachês em armários e gavetas, afasta também mosquitos, se borrifadas em janelas, seu óleo limpa ferimentos (muito usada pelo exército americano nas Duas Grandes Guerras para esse fim), induz a um bom sono, se colocada sob o travesseiro. É tão querida que existe até um festival anual só para ela na cidade de Sequin, em Washington - dita no site como a capital norte-americana da lavanda.

Só sei que me tomei de amores por essa plantinha tão selvagem e delicada ao mesmo tempo, e quero tê-las nas minhas gavetas.


*Imagem: http://oldkentuckycandle.homestead.com/LavenderJellyJarCandle.html

Lughnasadh improvisado

Como Lucas começou a ficar doentinho antes Carnaval, acabei celebrando Lughnasadh de maneira bem simples mesmo, sem um "cardápio" especial nem nada comprado de antemão. Íamos fazer algumas brincadeiras típicas desse sabbath, mas também, com um menininho ardendo em febre, não dá. Ìamos também fazer um bonequinho de casca de milho, snif... Mas na noite do dia 2 ele quis porque quis fazer um ritual, então simplesmente , fizemos um bonequinho de papel para enchermos de grãos e queimar no caldeirão - representando o "sacrifício" destes para se transformarem em alimentos -, renovei a água da Deusa, e acendi uma vela verde, além do incenso de musgo de carvalho escolhido pelo Lucas.
Como sempre, ele abriu o círculo todo concentrado, tocando os elementos. Deixamos o caldeirão arder enquanto agradecemos àqueles que fizeram a colheita dos alimentos que nos deixam fortes (boa saída pra ajudar a convencer o doentinho que não estava muito amigo do almoço e jantar nesses dias), e nos despedimos do verão (com as as chuvas do Rio estava fácil ver que o verão está mesmo acabando...). Ficamos por um tempo observando o fogo (pena que não dá pra parar um ritual para tirar foto, valia a pena, estava lindo!), Lucas encantado com as chamas, dizendo que as salamandras estavam dançando (quem sou eu para dizer que não...). Depois fechou o círculo, e para simbolizar a data, comemos uma barrinha de cereais - idéia dele!

E assim a Roda girou mais um pouquinho.


*Imagem: http://www.flickr.com/photos/chavala/85944503 >> Amei esse altar!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Crianças x Games

Se tem uma coisa que preocupa é essa atração fatal que une crianças pequenas e jogos virtuais. Aqui em casa tentamos manter uma disciplina na delicada relação Lucas x Internet. Ele pode entrar nos fins-de-semana, conosco, e só por no máximo uma hora por dia. Por mais atividades legais que se ofereça, e por mais saudável que seja a rotina do bruxinho, o computador é irresistível.
Por isso, quando semana passada descobri um link no site do Dancing Goddess Dolls para a página de games infantis chamado Orisinal, que faz parte do site do artista Ferry Halim, me senti simplesmente grata. Porque lá tem dezenas de jogos virtuais incrivelmente lúdicos e inteligentes, que entretêm de forma bacana, sem um pingo da violência que, parece, os game designers acham que é só o que interessa. Lucas adorou (eu e Rodrigo também) os temas, a variedade, tudo. Desse jeito, tudo bem deixá-lo só uns minutinhos a mais em frente à tela.

Imagem: http://www.chipriv.com

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Campanha contra crueldade com animais



Laydie Witch, a dona do site Cauldron Brew, lançou essa campanha, onde você pode adicionar a imagem acima ao seu próprio blog, e fazer parte de uma corrente pagã mundial a favor dos animais. Campanhas é que não faltam contra esse absurdo, a questão é conseguir algo de fato. Não consigo aceitar os argumentos de que são necessários testes em animais para controlar a qualidade de produtos usados por humanos - ainda mais quando se trata de cosméticos... Se a compensação é ver todo tipo de animal sofrendo horrores, (e eles sofrem horrores), fico sem os produtos, cara limpa. Com a tecnologia de hoje, já é possível fazer testes virtuais precisos, então a impressão que se tem é que certos grupos são sádicos mesmo. O lado bom é que grandes empresas já estão se tocando de que perdem clientes se não mudarem a postura, e aderiram à causa, como a Natura, o Boticário, Revlon, Benetton, Chanel, Welleda, etc. No site do Alberto Fernandes, há uma extensa lista dessas empresas, assim como outra lista (infelizmente, muito maior), das que continuam fazendo testes.
Fica aqui de que lado estou. Blessed be!